quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A EMEF JOÃO JAIME GADELHA EM 2010 FOI ASSIM...

As fotos a seguir mostram algumas das muitas atividades desenvolvidas na EMEF João Jaime Gadelha em 2010.
Projeto Leitura e Escrita: Contação de estórias    
Capacitação do Conselho Escolar
Encontros de Integração Família e Escola
Festa Junina    

Gincanas e atividades esportivas

Projeto Meio Ambiente

É ISSO! EM 2011 PRETENDEMOS CONTINUAR A DESENVOLVER O NOSSO TRABALHO VOLTADO PARA O PRINCIPAL OBJETIVO DA ESCOLA, QUE É O DE PROMOVER A APRENDIZAGEM COM A PARTICIPAÇÃO EFETIVA DE TODA A COMUNIDADE ESCOLAR, SENDO O DISCENTE O AUTOR DO SEU CONHECIMENTO ATRAVÉS DE ATIVIDADES PRÁTICAS.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

A Educação é um ato solidário, isolada ela não acontece, não tem qualidade, é necessário darmos as mãos e caminharmos juntos rumo a dias melhores. Veja o vídeo "Educação e Vida" e reflita:

Origem da Palavra

A Palavra PROFESSOR vem do latim professore, derivado do verbo profiteor, professus sum: declarar publicamente, ensinar declarar seus conhecimentos diante de outrem. Professor também significa em latim aquele que cultiva uma arte, pessoa muito versada num assunto. Os dicionários registram sinônimos como mestre, perito, docente.
Fonte: Revista Aprende Brasil/ Nov. 2004

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR

O Curso de Especialização em Gestão Escolar tem como principal objetivo formar dirigentes escolares da educação básica, sobretudo gestores das escolas públicas, permitindo ao profissional refletir sobre sua prática, tendo assim, a condição de aperfeiçoá-la e com isso transformá-la , na perspectiva de promover uma educação de qualidade, que visa a formação integral do ser humano.
O presente Programa baseia-se nos princípios de uma Gestão Democrática, vendo a escola como uma Instituição de inclusão social e de emancipação humana. O Curso se dá a distância e está integrado a um conjunto de ações formativas presenciais, que visa também o fortalecimento da escola pública como direito social básico.
A Modalidade de estudo adotada ( Educação à Distância) apresenta ao cursista algumas facilidades, como por exemplo, a de possibilitar uma maior flexibilidade na organização dos estudos, pois cada aluno administra seu tempo; possibilidade de acesso as tecnologias da informação; interiorização , garantindo o acesso aqueles que atuam em escolas distantes dos grandes centros, dentre outras.
Além de capacitar gestores escolares das escolas públicas, o curso propõe a estes profissionais vários desafios com o objetivo de tornar o espaço escolar, de fato, democrático, inovador e que promova a aprendizagem de modo significativo. Para tanto, o Curso está articulado na teoria e prática, tendo por base de sustentação a Ação-Reflexão-Ação e numa concepção de educação como processo construtivo e permanente.
Para informações mais detalhadas, acesse o link: http://www.virtual.ufc.br/gpege

domingo, 16 de janeiro de 2011

Vídeo: O uso das tecnologias no contexto escolar

"A educação será tão mais plena 
quanto mais esteja sendo um ato
de conhecimento, um ato político, 
um compromisso ético e uma
experiência estética."
(Paulo Freire) 


Educar é Construir Pontes

Grandes pontes, iluminadas e sólidas.
Dessas pontes que levam para um caminho melhor.
Educar é pegar o amanhã pela mão e falar
"ei, estou contigo".
É saber ensinar e aprender.
É resolver o problema junto, mostrar que a borboleta
era uma lagartinha antes de começar a voar e que a 
Paz é muito mais que apenas um assunto que está na moda.
Educar é ser mais humano, mais feliz.
É ser professor na escola e na vida.
É fazer mais do que construir a ponte: é ser toda ela,
em solidez e sinceridade.
É construir, pilar por pilar, todos os alicerces
da educação que faz no presente um futuro bom.

Informações profissionais e Foto

Sou José Regimar Braga Freires, Pedagogo formado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Já exerço a função docente há dezesseis anos . Hoje sou estudante de Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela mesma Universidade e em Gestão Escolar pela UFC. Professor da Rede Pública Municipal de Ensino do município de Aquiraz, atuando  como gestor da EMEF João Jaime Gadelha.